27 de novembro de 2014

Como acabar com a infiltração: Selante/impermeabilizante

Infiltração, umidade e mofo são problemas comuns quando não escolhemos o impermeabilizante correto ou não aplicamos o mesmo.
Os locais mais indicados para aplicação de selante/impermeabilizante são:
  • Apartamentos: Geralmente em apartamentos, as áreas molhadas (banheiros, cozinha e lavanderia) já possuem impermeabilização (vem da construtora). Mas, se você optou em trocar o piso que veio instalado, é necessário reaplicar o impermeabilizante para evitar a infiltração no andar abaixo. Se o apartamento abaixo do seu sofrer infiltração, provavelmente, você é quem terá que quebrar o piso para resolver o problema. Outro item importante para impermeabilização de apartamentos é o uso do selante flexível, pois as lajes sofrem dilatação. Se eu utilizar um impermeabilizante diferente do flexível, corre-se o risco de haver trincas no impermeabilizante e isso irá ocasional infiltração. Ou seja: não vai ter adiantado nada impermeabilizar;
  • Lajes e calhas: Principalmente em regiões que chove muito, é imprescindível a impermeabilização. Evita infiltração e mofo (em especial para quem tem pessoas alérgicas em casa);
  • Janelas e portas: Se for observado que entra agua pelas esquadrias da sua casa, o problema pode ser: qualidade da esquadria ou má instalação. Uma solução emergencial é calafetar com um impermeabilizante  nas áreas de infiltração (trincas e fissuras)
  • Paredes: Em caso de tijolo maciço, pode-se injetar um produto de base mineral que em contato com a água, causa o entupimento dos poros do tijolo (produto Denver Barra Seca). Se a parede for de tijolo de alvenaria furada, pode-se aplicar três demãos da argamassa polimérica (Devertec 100).
Curiosidade: No Brasil, a impermeabilização entendida como item da construção que necessitava de normalização , ganhou especial impulso com as obras do Metrô da cidade de São Paulo, que se iniciaram em 1968. A partir das reuniões para se criar as primeiras normas brasileiras de impermeabilização na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, por causa das obras do Metrô, este grupo pioneiro, após a publicação da primeira norma brasileira de impermeabilização em 1975, funda neste mesmo ano o IBI - Instituto Brasileiro de Impermeabilização para prosseguir com os trabalhos de normalização e iniciar um processo de divulgação da importância da impermeabilização que prossegue até os dias de hoje.

O produto que escolhi para meu apartamento foi o Tecplus Flex:
Segue uma tabelinha de produtos similaridade para ajudar na hora de comprar:

 
fonte: www.forumdaconstrucao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário