26 de março de 2015

Como deixar seu ambiente parecer maior do que ele realmente é

Atualmente casas e apartamentos estão ficando menores. Cada vez mais as construtoras dão um jeitinho de aproveitar ao máximo o espaço disponível para conseguir novos compradores e lucrar cada vez mais. Então, para nós, resta a tarefa de fazer um pequeno parecer maior. Mas como fazer isso? Será que há algum truque para isso?
Claro que tem! Aqui segue algumas dicas (muitas vezes utilizadas em apartamentos decorados) para você aproveitar:


1. Espelhos: é o principal objeto quando queremos aumentar um ambiente. Podemos colocar espelhos virados para a janela ou em uma parede inteira para dar a sensação de dobrar o tamanho do do ambiente. O que devemos evitar com espelhos e colocar alguma luz que reflita nele. Este fato pode causar certo incomodo.

2. Cor da parede: para um ambiente parecer mais profundo, pinte de uma cor forte a parede dos fundo. Agora se quiser que o ambiente pareça mais largo, pinte as paredes laterais de cor forte e a parede do fundo com uma cor clara.

3. Listras: utilize listras verticais ou horizontais nas paredes para ampliar o ambiente. Pode ser papel de parede ou pintar utilizando fita crepe para auxiliar.

4. Iluminação: luzes balizadoras são ótimas opções pois não ocupam espaço.

5. Cortinas: a melhor opção é instalar cortinas com comprimento até o chão e trilho embutido no forró ou o mais próximo do teto possível.

Enjoy

24 de março de 2015

Piso Laminado, descubra o motivo para ter o seu.

Na hora de decorar a casa as pessoas se importam mais com texturas, planejados, cortinas e deixam de lado um detalhe que pode dar aquele toque que faltava em toda composição: o piso.  Uma alternativa interessante para quem não sabe qual escolher é o piso laminado. Confira as dicas e descubra o motivo para optar por esse material.


Quer saber mais? Acesse o blog SEU JEITO | SUA CASA e leia o post completo!

18 de março de 2015

Como fazer uma cabeceira estofada

Depois que casei, meu quarto ficou um longo tempo sem decoração. As únicas coisas que haviam era a cama e o guarda-roupas. Eu tinha outras prioridades para a casa e a grana era curta.
Assim que as coisas foram se encaixando, fui comprando cortinas, tapete e pude pensar com carinho na cabeceira. 
A cabeceira é o ator principal do quarto. Eu queria algo diferente e que trouxesse aconchego. Foi aí que pensei numa cabeceira estofada. Fofinha para encostar e ler um livro antes de dormir ou mesmo assistir TV.
Eu amo minha cabeceira por dois motivos: Ela é linda e feita por mim! rsrsrsrs
Vou dar a receitinha para fazer a sua também.

Material:

1. Chapa de MDF ou madeirite de 9 mm cortada em quadrados ou retângulos conforme sua preferência (eu comprei na Leroy Merlin as chapas já cortadas com medida de 40 cm x 40 cm. Eles cortam na medida que você precisar e é na hora)

2. Espuma com espessura de 3 cm na mesma medida da chapa (comprei a espuma cortada na medida que eu precisava na Rua do Gasômetro, Brás, São Paulo, SP). Se achar na sua cidade um local onde já venda cortada, vai facilitar muito.

3. Cola de contato (muito conhecida como "cola de sapateiro")

4. Tecido de sua preferência (suede ou couro sintético são boas escolhas)

5. Grampeador de tapeceiro

6. Velcro com largura mínima de 5 cm 

Como fazer:

O processo todo é muito parecido com encapar assento de cadeira.
Cole a espuma na chapa com um pouco de cola de contato. Com a espuma fixada na chapa, fica muito mais fácil de trabalhar, pois a espuma não fica se deslocando durante a fixação do tecido.
Corte o tecido com folga suficiente para poder grampear na chapa. Em média 5 cm é suficiente (como minha chapa tinha 40 cm x 40 cm, o tecido foi cortado com 45 cm x 45 cm). Forre a espuma e prenda com o grampeador na madeira. Recomendo não grampear muito espaçado para manter os cantos arredondados do forro bem uniformes.




Como fixar na parede

Com os módulo prontos, prenda tiras ou pedaços de velcro (parte "acarpetada") na madeira com o grampeador. Cole na parede a outra parte do velcro com a cola de contato. Espere alguns minutos para secar e fixe a peça. Faça o mesmo procedimento com cada peça até obter sua cabeceira completa. Eu optei por uma cabeceira até o teto mas você pode, também, fazer uma composição formando uma cabeceira baixa.



O custo ficou de cada módulo ficou por volta de R$20,00. Na ETNA eu vi um módulo similar por R$49,99. 

Enjoy!

15 de março de 2015

Como escolher a lâmpada ideal

Você sabe qual a lâmpada ideal para usar na sua casa? Parece ser uma tarefa fácil, mas isso pode se tornar uma dor de cabeça.
Quando vamos às lojas especializadas em iluminação e caminhamos pelos os corredores com milhares de opções, ficamos meio rendidos e ficamos dependentes das orientações do vendedor. Mas, que tal você se tornar um expert e ter liberdade para fazer suas próprias escolhas?


Então, vamos as principais orientações:


O brilho é medido em lúmens. Essa informação é encontrado na embalagem da lâmpada. Quanto mais lúmens, mais brilhante a lâmpada é. Uma lâmpada com bulbo típico, produz cerca de 800 lúmens.


Hoje em dia você pode ter, praticamente, qualquer cor de lâmpada que quiser - basta olhar sobre na embalagem a temperatura na embalagem. Quanto mais baixa for a temperatura, mais quente ou mais amarela a cor é. Como referência: lâmpadas incandescentes são normalmente em torno de 3500.
Para você ter uma ideia de qual cor de luz deve usar em qual ambiente, segue um pequeno guia:

1. Luz branco quente: São lâmpadas que convidam ao relaxamento. Indicado usar em sala de estar e banheiros.
2. Luz branco neutro: Criam uma iluminação realista, por isso são indicadas em cozinhas, corredores, escadas e banheiros.
3. Luz branco frio: É a luz mais parecida com a luz do dia natural. Indicadas para áreas de estudos e escritórios

Os principais tipos de lâmpadas são:

1. Lâmpada incandescente: São lâmpadas muito ineficientes, com 95% da energia utilizada produzindo calor e apenas 5% produzindo luz. As lâmpadas incandescentes são mais baratas, porém usam muito mais energia e duram muito menos. A vida útil é em média 1000 horas

2. Lâmpada fluorescente: São lâmpadas que operam com menor custo que as lâmpadas incandescentes. Elas, geralmente tem vida mais longa também, cerca de 10000 horas

3. Lâmpada LED: São o tipo mais novo e mais eficiente hoje. As lâmpadas de LED, na verdade é como um dispositivo eletrônico e podem ser reciclados como um computador ou telefone celular. 
Os LEDs são 50% mais eficientes e usam cerca de 13% de uma lâmpada incandescente. Isso significa que um LED de 8 watts produz a mesma quantidade de luz que uma lampada incandescente de 60 watts.

Lembre-se antes de ir à loja da próxima vez, faça algumas anotações sobre a cor e brilho das lâmpadas que você está procurando. 

Enjoy!

12 de março de 2015

Como fazer Ovo de Páscoa

Já faz algum tempo que quero fazer ovos de páscoa, mas nunca sobrava tempo para realmente fazê-los. Este ano vamos colocar a "mão na massa".


Ingredientes para 1 ovo de 250g:
> Forma de ovo de páscoa de 250g
> 2 barras de 170g de chocolate ao leite

Temperar o chocolate:
(Esse processo é fundamental para que seu ovo de páscoa não derreta)
Divida seu chocolate em 3 pedaços. Pegue dois desses três pedaços e quebre em pedaços pequenos (ou raspe) e leve ao micro-ondas em potencia alta por 30 segundos. Mexa e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos.
Depois desse processo seu chocolate já deve estar derretido por completo (geralmente 1 minuto é suficiente, mas tudo depende do seu forno micro-ondas). Pegue aquele 3 pedaço que você não derreteu, pique (ou raspe) e junte com o chocolate derretido até derreter todo.
ATENÇÃO: você vai mexer muuuito até derreter. Não é para levar o chocolate ao micro-ondas novamente. Ao colocar a terceira parte do chocolate, parece que não vai derreter, mas vai. Tem que mexer muito.
Deixe esfriar e o chocolate estará pronto para trabalhar

Procedimento para fazer o ovo:
Coloque 2 colheres de sopa de chocolate na forma e espalhe do centro para as bordas. Dê uma batidinha no fundo da forma para retirar as bolhas. Vire a forma e deixe escorrer o excesso. Vire a forma em um prato ou qualquer superfície plana e leve ao congelador por 5 minutos.
Depois desse processo, coloque sobre a camada endurecida mais 2 colheres de chocolate e espalhe do centro para as bordas e deixe mais 5 minutos no congelador.


Depois de ter feito a segunda camada (se preferir, pode fazer até uma terceira camada), deixe no congelador por 10 minutos ou até ver a forma ficar opaca. Depois desenforme (se não estiver difícil desenformar, deixe mais um pouco no congelador)
Deixar descansando em local seco e arejado por 10 horas.


Depois é só decorar!
A validade é de 2 meses

Enjoy!
fonte: www.panelaterapia.com

Como escolher o tamanho da mesa de jantar

A mesa de jantar é um dos itens mais importantes de uma casa. Afinal de contas, é na mesa de jantar que geralmente comemoramos datas especiais como jantar de natal, almoço de pascoa ou aniversário daquele nosso familiar querido.
Por isso, o Reforma Relâmpago vai dar uma ajudinha para você escolher o tamanho ideal da sua mesa.

1. Medidas indicadas: Considere que uma pessoa ocupa 60cm na mesa. Uma dica super bacana é que a mesa de jantar e o sofá da sala de estar devem suportar o mesmo numero de pessoas.

Mesas retangulares:
4 pessoas > 1.20 x 70 cm.
6 pessoas > 1.80 x 90 cm
8 pessoas > 2.40 x 1.10 cm


Redonda:

4 pessoas > 90 cm de diâmetro.
6 pessoas > 1.20 cm


Quadrada:

4 pessoas > 1.00 x 1.00 cm
8 pessoas > 1.60 x 1.60 cm


2. Iluminação: Um belo lustre em pendente vai deixar sua mesa muito mais charmosa. A medida entre a mesa e a base do lustre deve ser entre 75cm e 80cm.

3. Formato: Você deve levar em consideração o espaço e como se dá a circulação de pessoas no espaço escolhido:

>Redonda: opção para ambientes que não são quadrados e precisa-se acomodar mais de 4 pessoas.
>Oval: ideal para ambientes com muita circulação nas laterais.
>Quadrada: acomoda bem seus convidados, porém exige muito espaço.
>Retangular: o modelo tradicional não tem erro. Pode-se encostar um dos lados na parede para ganhar mais espaço





Enjoy!

11 de março de 2015

Como aproveitar o espaço embaixo da escada

Seja pelo pouco espaço disponível em casa ou porque a família está aumentando, aproveitar cada espacinho da casa está cada vez mais corriqueiro.
Se você tem uma escada em casa e quer aproveitar esse espaço para guardar, criar um pequeno ambiente ou simplesmente enfeitar, segue algumas dicas:

1. Analise o espaço que você tem disponível. Veja a altura, a inclinação, largura e profundidade. Com as informações fica mais fácil decidir o que poderá ser feito.
2. Se sua escada possui vãos entre os degraus, pense em aproveitar essa "iluminação natural" que entra através dos degraus para iluminar seus espaço.
3. Uma das ideias é fazer um pequeno banheiro. Antes disso, analise a passagem de encanamento e fiação.
4. Para melhor aproveitamento a contratação de um marceneiro é imprescindível para criar moveis sob medida e ter um melhor rendimento.

Com essas informações checadas, vamos às ideias:

Escritório
Banheiro
Dispensa ou armário para guardar coisas
Casinha de cachorro ou casinha de boneca
Biblioteca
Para guardar bebidas
Enjoy!
Fonte: www.tudointeressante.com.br

8 de março de 2015

Toda mulher merece uma penteadeira

No século passado "fazer a toalete" era um ritual que toda mulher passava antes de sair de casa. A mulher se vestia em um cômodo chamado boudoir e lá se embelezava sem pressa e com todo cuidado. Cercada  de roupas, lingeries, maquiagem, perfumes e jóias, a penteadeira era indispensável.
Hoje em dia, nos apartamentos menores, fica muito difícil ter um espaço dedicado dessa forma, então uma penteadeira acabou substituindo esse cômodo. A penteadeira se tornou símbolo de charme e feminilidade, e como o Reforma Relâmpago acredita que toda mulher merece uma penteadeira, separamos algumas dicas e imagem para você se inspirar:


1. O tamanho médio para a altura de uma penteadeira é entre 75cm e 85cm, profundidade é entre 45cm e 60cm e a largura média é de 90cm.
2. O espelho deve refletir a luz no seu rosto. Aproveite todo espaço disponível para colocar um espelho. Há quem acredite que não se deve colocar um espelho em frente à cama, que atrai energias ruins, etc. Coisas do Feng Shui.
3. Veja se o espaço é bem iluminado? Pode-se colocar uma penteadeira embaixo de uma janela por exemplo. Utilize luz amarela que reproduz com maior fidelidade as cores.


4. Quantas gavetas cabem? Se o espaço permitir, tenha gavetas pequenas para maquiagens e gavetas grandes para guardar um secador por exemplo.
5. Você prefere bancada de vidro ou madeira? Eu, particularmente, prefiro bancada de vidro, pois sempre cai um pouquinho de pó de maquiagem e o vidro é muito mais fácil para remover manchas.
Exemplo de penteadeiras:




E para finalizar, quem aí teve a penteadeira da Barbie?



Enjoy!

Fonte: amoantix.com

7 de março de 2015

Como planejar uma cozinha

Planejar uma cozinha não é tarefa fácil, afinal, a ela é um dos espaços mais utilizados numa residencia. Pensar com antecedência na planta, detalhes funcionais, como iluminação e ventilação evita dores de cabeça e conforto.
Segue algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

Exemplo de um projeto de cozinha
1. Os armários inferiores devem ter profundidade máxima de 65cm. Eles devem ser instalados entre 18cm e 21cm a partir do piso. Essa distância é suficiente para facilitar a limpeza.


2. Os armários superiores devem ser mais estreitos que os armários inferiores para evitar acidentes (como bater a cabeça por exemplo). A profundidade dos armários superiores devem ficar entre 35cm e 40cm. Caso deseje que o armários superior tenha iluminação embutida, não esqueça de deixar um ponto de eletricidade.

3. O espaço mínimo para uma circulação confortável é de 60cm. Se os espaço permitir, deixe pelo menos 1,20m. Com essa medida, o espaço comporta 2 pessoas circulando. O espaço que uma pessoa necessita para agachar é 76cm.


4. Não esqueça de planejar a quantidade de tomadas. Coloque tomadas embutidas no frontão para melhor acabamento. Aposte em tomadas 110V e 220V (forno elétrico e torneiras elétricas)

5. A tubulação de gás deve ser instalada proximo ao nicho do forno e fogão. Caso opte por fogão de piso, o ponto de gas deve estar atrás do fogão.

6. Se optar por uma cozinha americana, invista em uma boa coifa para evitar que o cheiro e fumaça se espalhe pela casa.

7. Ainda sobre a cozinha americana: O balcão deve ter altura entre 85cm e 95cm a partir do piso acabado. A altura padrão é 90cm

8. A cozinha deve ser bem iluminada. Opte por lampadas de cor fria. Lâmpadas fluorescentes são ótimas pedidas. Já as lâmpadas dicróicas  podem ser utilizadas para gerar destaque em determinados pontos focais e facilitar o trabalho sobre bancadas.


Enjoy!

Links

Blogs e Sites que amo:

5 de março de 2015

11 dicas para fazer um banheiro adaptado para cadeira de rodas

Pessoas com limitações como cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos além de idosos precisam de banheiros adaptados para facilitar o acesso no dia-a-dia.
Abaixo segue algumas dicas que podem ajudar:


1. Armários devem estar no mínimo a 30cm do piso e altura máxima de 1,20m. Puxadores e fechaduras devem estar entre 80cm e 1 metro.
2. Os desníveis de piso devem ter no máximo 1,5cm. Se for superior a essa altura, deve-se implantar uma rampa.
3. É interessante a instalação de uma campainha de emergência perto do box ou do vaso sanitário. Essa campainha deve ter altura aproximadamente de 40cm do chão.
4. Barras laterais devem ser instalada a uma altura de 75cm do chão. O comprimento mínimo da barra deve 80cm e o diâmetro deve ter entre 3,5cm a 4,5cm.
5. O vaso sanitário mais indicado é o tipo que não possui caixa acoplada.
6. As válvulas de descarga devem ser instaladas a uma altura máxima de 1m a partir do chão. Se possível, instale mecanismos de descarga automático (com sensores por exemplo).
7. Lavatórios suspensos são mais indicados. Evite colocar objetos abaixo deles para evitar obstáculos. Eles devem ser instalados a uma altura de 78 a 80cm do chão.
8. Torneiras devem ter acionamento por alavanca e fechamento automático.


9. Espelhos devem ser instalados com a base inferior a uma altura de 90cm do chão (no máximo). Se desejar inclinar o espelho (para que cadeirantes), o indicado é inclinar 10° em relação a parede.
10. Saboneteiras e  porta toalhas devem estar a 80cm e 1,20m do chão.
11. Box deve ter dimensão mínima de 90cm x 95cm.

Enjoy!

Contato

Quer falar comigo? Dúvidas, sugestões, críticas, elogios, parcerias???
E-mail to daniellelimabarros@gmail.com

Quem faz

Moro no ABC em São Paulo. Tenho formação em Edificações, Engenharia, Fotografia e planejo cursar Arquitetura. Apaixonada por decoração, reformas e tudo que envolve mudanças para o bem estar.
Adoro o lema "faça você mesmo". Tenho vários vícios: almofadas, vasos, quadros...
Meu nome... Danielle. Enchanté.


O Blog


Tudo começou com os preparativos do meu casamento. Eu adorava ver tudo sobre decoração e passava horas estudando a respeito. Em seguida compramos um apartamento e descobri que a arquitetura também invadiu o meu coração. Comprava muitas revistas, assistia diversos programas de TV e o Google era uma grande fonte de inspiração. A partir daí, recebi várias sugestões de amigos e familiares para compartilhar tudo que eu havia aprendido nesse período. Foi aí que nasceu o Reforma Relâmpago.

Sejam bem vindos. Todo mundo tem o seu lado arquiteto e decorador e aqui podemos trocar ideias e aprender mais.
Enjoy!
Danielle

Qual o tamanho da TV ideal para sua casa.

Você sabia que uma TV com a tela gigante, tipo cinema, nem sempre é a melhor opção para o espaço disponível na sua casa? Uma TV com tamanho em desacordo com o espaço disponível pode causar incômodos aos olhos de quem assiste.
Se você assiste uma TV muito grande para uma distância muito pequena, os olhos precisam se movimentar muito mais para buscar a imagem disponível na tela. Em contrapartida, se a TV for muito pequena para o espaço, os olhos precisam se esforçar para enxergar, e isso pode gerar dor de cabeça por exemplo.
Para evitar esse tipo de problema, existem algumas dicas que podem ajudar:

1. Verifique a distância entre a TV e o sofá. Para cada distância, há um tamanho de TV recomendado.


2. Se você já tem a TV e não sabe a que distância deve colocar a TV, segue abaixo um pequeno guia:


 3. A altura em que a TV é instalada também é importante. Geralmente a distância entre o chão e a parte inferior da TV é de 1,20m ou 1,40m. Porém o "pulo do gato" é: essa medida deve ser de acordo com o usuário, pois o ideal é que o centro da TV esteja na mesma altura dos olhos.

Enjoy!

4 de março de 2015

Como planejar uma lavanderia/área de serviço

Muitas vezes a área de serviço acaba sendo esquecida no momento da decoração e só nos lembramos dela no dia-a-dia, quando ela realmente faz falta.
Por isso, segue algumas dicas que podem ajudar no planejamento da sua lavanderia:


1. Leve em consideração as diferentes alturas e larguras dos objetos. Armários verticais são ideais para guardar vassoura, rodo, tábua de passar roupas, etc. Armários horizontais podem armazenar baldes e aspirador de pó. Se você tiver crianças ou animais de estimação, lembre-se de reservar uma espaço fora do alcance deles para guardar os produtos de limpeza.


2. Se sua área de serviço é pequena, prefira máquina de lavar com abertura frontal. Dessa forma, sua máquina pode ficar abaixo de uma bancada.
3. Reserve uma espaço para armazenar roupa suja e roupa limpa separadamente. Assim, você pode acumular uma quantidade maior de roupas para lavar e/ou passar e assim economizar energia.
4. Uma cabideiro ajuda muito no caso de roupas que tem necessidade de engomagem.


5. Se tem pouco espaço, um varal de teto pode resolver o problema.
6. Prateleiras são essenciais para guardar pequenos objetos de uso rotineiro ou para decorar sua lavanderia.

Enjoy ;-)