5 de março de 2015

11 dicas para fazer um banheiro adaptado para cadeira de rodas

Pessoas com limitações como cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos além de idosos precisam de banheiros adaptados para facilitar o acesso no dia-a-dia.
Abaixo segue algumas dicas que podem ajudar:


1. Armários devem estar no mínimo a 30cm do piso e altura máxima de 1,20m. Puxadores e fechaduras devem estar entre 80cm e 1 metro.
2. Os desníveis de piso devem ter no máximo 1,5cm. Se for superior a essa altura, deve-se implantar uma rampa.
3. É interessante a instalação de uma campainha de emergência perto do box ou do vaso sanitário. Essa campainha deve ter altura aproximadamente de 40cm do chão.
4. Barras laterais devem ser instalada a uma altura de 75cm do chão. O comprimento mínimo da barra deve 80cm e o diâmetro deve ter entre 3,5cm a 4,5cm.
5. O vaso sanitário mais indicado é o tipo que não possui caixa acoplada.
6. As válvulas de descarga devem ser instaladas a uma altura máxima de 1m a partir do chão. Se possível, instale mecanismos de descarga automático (com sensores por exemplo).
7. Lavatórios suspensos são mais indicados. Evite colocar objetos abaixo deles para evitar obstáculos. Eles devem ser instalados a uma altura de 78 a 80cm do chão.
8. Torneiras devem ter acionamento por alavanca e fechamento automático.


9. Espelhos devem ser instalados com a base inferior a uma altura de 90cm do chão (no máximo). Se desejar inclinar o espelho (para que cadeirantes), o indicado é inclinar 10° em relação a parede.
10. Saboneteiras e  porta toalhas devem estar a 80cm e 1,20m do chão.
11. Box deve ter dimensão mínima de 90cm x 95cm.

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário