15 de março de 2015

Como escolher a lâmpada ideal

Você sabe qual a lâmpada ideal para usar na sua casa? Parece ser uma tarefa fácil, mas isso pode se tornar uma dor de cabeça.
Quando vamos às lojas especializadas em iluminação e caminhamos pelos os corredores com milhares de opções, ficamos meio rendidos e ficamos dependentes das orientações do vendedor. Mas, que tal você se tornar um expert e ter liberdade para fazer suas próprias escolhas?


Então, vamos as principais orientações:


O brilho é medido em lúmens. Essa informação é encontrado na embalagem da lâmpada. Quanto mais lúmens, mais brilhante a lâmpada é. Uma lâmpada com bulbo típico, produz cerca de 800 lúmens.


Hoje em dia você pode ter, praticamente, qualquer cor de lâmpada que quiser - basta olhar sobre na embalagem a temperatura na embalagem. Quanto mais baixa for a temperatura, mais quente ou mais amarela a cor é. Como referência: lâmpadas incandescentes são normalmente em torno de 3500.
Para você ter uma ideia de qual cor de luz deve usar em qual ambiente, segue um pequeno guia:

1. Luz branco quente: São lâmpadas que convidam ao relaxamento. Indicado usar em sala de estar e banheiros.
2. Luz branco neutro: Criam uma iluminação realista, por isso são indicadas em cozinhas, corredores, escadas e banheiros.
3. Luz branco frio: É a luz mais parecida com a luz do dia natural. Indicadas para áreas de estudos e escritórios

Os principais tipos de lâmpadas são:

1. Lâmpada incandescente: São lâmpadas muito ineficientes, com 95% da energia utilizada produzindo calor e apenas 5% produzindo luz. As lâmpadas incandescentes são mais baratas, porém usam muito mais energia e duram muito menos. A vida útil é em média 1000 horas

2. Lâmpada fluorescente: São lâmpadas que operam com menor custo que as lâmpadas incandescentes. Elas, geralmente tem vida mais longa também, cerca de 10000 horas

3. Lâmpada LED: São o tipo mais novo e mais eficiente hoje. As lâmpadas de LED, na verdade é como um dispositivo eletrônico e podem ser reciclados como um computador ou telefone celular. 
Os LEDs são 50% mais eficientes e usam cerca de 13% de uma lâmpada incandescente. Isso significa que um LED de 8 watts produz a mesma quantidade de luz que uma lampada incandescente de 60 watts.

Lembre-se antes de ir à loja da próxima vez, faça algumas anotações sobre a cor e brilho das lâmpadas que você está procurando. 

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário