7 de março de 2015

Como planejar uma cozinha

Planejar uma cozinha não é tarefa fácil, afinal, a ela é um dos espaços mais utilizados numa residencia. Pensar com antecedência na planta, detalhes funcionais, como iluminação e ventilação evita dores de cabeça e conforto.
Segue algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

Exemplo de um projeto de cozinha
1. Os armários inferiores devem ter profundidade máxima de 65cm. Eles devem ser instalados entre 18cm e 21cm a partir do piso. Essa distância é suficiente para facilitar a limpeza.


2. Os armários superiores devem ser mais estreitos que os armários inferiores para evitar acidentes (como bater a cabeça por exemplo). A profundidade dos armários superiores devem ficar entre 35cm e 40cm. Caso deseje que o armários superior tenha iluminação embutida, não esqueça de deixar um ponto de eletricidade.

3. O espaço mínimo para uma circulação confortável é de 60cm. Se os espaço permitir, deixe pelo menos 1,20m. Com essa medida, o espaço comporta 2 pessoas circulando. O espaço que uma pessoa necessita para agachar é 76cm.


4. Não esqueça de planejar a quantidade de tomadas. Coloque tomadas embutidas no frontão para melhor acabamento. Aposte em tomadas 110V e 220V (forno elétrico e torneiras elétricas)

5. A tubulação de gás deve ser instalada proximo ao nicho do forno e fogão. Caso opte por fogão de piso, o ponto de gas deve estar atrás do fogão.

6. Se optar por uma cozinha americana, invista em uma boa coifa para evitar que o cheiro e fumaça se espalhe pela casa.

7. Ainda sobre a cozinha americana: O balcão deve ter altura entre 85cm e 95cm a partir do piso acabado. A altura padrão é 90cm

8. A cozinha deve ser bem iluminada. Opte por lampadas de cor fria. Lâmpadas fluorescentes são ótimas pedidas. Já as lâmpadas dicróicas  podem ser utilizadas para gerar destaque em determinados pontos focais e facilitar o trabalho sobre bancadas.


Enjoy!

Um comentário: